Cirurgia

Cirurgia Oral

A cirurgia oral é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.

MicrosoftTeams image (16)

Alguns exemplos de atos clínicos realizados na cirurgia oral são:

  1. Exodontia de dentes inclusos
  1. Exodontia de dentes presentes na arcada

A exodontia é o ato cirúrgico manual e instrumental que tem como finalidade a mobilização o mais conservadora possível para os tecidos, do dente no interior do alvéolo, até à obtenção de um descolamento progressivo, permitindo a sua remoção.

A exodontia pode ser indicada quando há cáries extensas sem possibilidade de tratamentos conservadores, indicação ortodôntica, reabilitação protética ou dentes fraturados.

Pode também ser indicada quando há dentes com endodontia e com insucesso, que não se pondere o seu retratamento endodôntico ou quando o dente do siso não esteja em posição correta ou que esteja com sintomatologia ou de forma, a prevenir eventuais problemas relacionados.

  1. Cirurgia para remoção de quistos ou tumores
  2. Cirurgia periodontal
  3. Implantologia
  4. Cirurgia pré protética (preparação da boca para que seja colocada uma prótese).

Antes de realizar uma cirurgia o médico pode realizar rx apical caso exista alguma dúvida.

Após uma cirurgia a melhor garantia para a cicatrização de uma ferida alveolar é a formação de um coágulo sanguíneo que, ao preencher o alvéolo, o protege de agressões externas.

Cuidados no pós-operatório

Após a extração de um ou mais dentes deverão ser tomados os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra normalmente, evitando complicações:

  • Evitar a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, assim como evitar permanecer ao sol ou sob outras fontes de calor;
  • Evitar fumar;
  • Aplicar uma bolsa de gelo na face por períodos de 10 minutos, principalmente durante as primeiras 24 horas para evitar ou reduzir o inchaço;
  • Evitar bochechos nas primeiras 24 horas para evitar a perda do coágulo;
  • Evitar esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração
  • Evitar ficar deitado logo após a cirurgia, e se possível dormir com a cabeça elevada;
  • Tomar devidamente a medicação prescrita pelo médico dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou antibiótico;
  • Manter uma higienização oral mais cuidada, sem descurar minimamente a zona da extração.

Em relação ao tempo de cicatrização após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias.

MicrosoftTeams image (17)

Marcações

Se pretender agendar uma consulta, pode fazê-lo diretamente por telefone ficando imediatamente confirmada ou enviar-nos uma sugestão de data.