A PROSTODONTIA divide-se em dois grandes grupos
Removível
REMOVÍVEL
Próteses que tem a indicação de compensar a perda de dentes, (parcial ou total) sendo a solução mais básica. Normalmente bem tolerada por muitos pacientes, acarreta vários problemas, (retração da gengiva subsequente ao seu suporte. Retração da gengiva livre dos dentes adjacentes, exposição radicular, consequente perda de osso que mais tarde ou mais cedo poderá acarretar à perda dos dentes). Neste grupo ainda podemos considerar várias opções:
FLEXÍVEL
A Prótese flexível, que são feitas de silicone injetável e não contém estrutura de metal. É mais estética do que as próteses amovíveis comuns e também mais confortável. No entanto a sua estética fica comprometida em tempo restrito quando há hábitos tabagísticos, vinho tinto, coca cola ou bebidas pigmentadas e café, devido à sua porosidade. Acrescentar dentes e consertar este tipo de próteses é contingente e quando necessitam conserto, é complicado aumentando os custos.
A Prótese Dentária Parcial Removível em cromo cobalto ou titânio é normalmente bem tolerada por pacientes. Os seus apoios oclusais e ganchos equilibrados dão uma boa retenção e a estabilidade satisfatórias. Esta prótese é formada por um esqueleto metálico que sendo bem executada e ajustada de forma conveniente e respeitando as regras de oclusão são uma forma satisfatória de colmatar as perdas. Os grampos de metal, podem ser um contra á sua estética em bora haja a possibilidade de colocar ganchos estéticos nas zonas de compromisso do sorriso e sua estética.
SOBREDENTADURAS
Para as situações em que há dificuldade em suportar a prótese de forma segura e confortável pelas características do osso ou pela falta de osso ou pela falta de adesividade, a solução poderá passar pela colocação de implantes que servem de suporte aos lokaters, que por sua vez servem de encaixe e suporte da prótese munida com os encaixes correspondentes.
Falamos de SOBREDENTADURAS, prótese totalmente removíveis e de estabilidade muito satisfatória.
Fixa
FIXA SOBRE DENTES
Neste tipo de prótese como o nome prevê ela ficará fixa substituindo ou reforçando dentes e mantendo as funcionalidades. Sendo bem ajustadas e respeitando os níveis corretos de posicionamento dentário, este tipo de próteses tem uma tolerância e um conforto desejáveis e substitui quer os dentes faltantes quer os dentes com perdas de anatomia, que apresentam defeitos estéticos ou alteração de coloração.
Neste grande grupo teremos que considerar vários subgrupos que tem a ver com a quantidade de elementos e ainda com a forma de suporte desses mesmos elementos protéticos.
Consideremos que pretendemos reabilitar um dente que anatomicamente está diminuído, o seu formato encontra-se alterado e a sua debilidade pode ser mesmo preocupante, ou mesmo a sua estética indesejável.
FACETAS
Consideramos nesta 1º demonstração o caso das facetas, que se usam para encobrir desgastes ou alterações de cor, para fechar diastemas ou ainda par encobrir mau posicionamento anterior de um ou mais dentes que põe em causa a liberdade de sorrir e mesmo de rir, uma terapia tão necessária ao equilíbrio comportamental de cada pessoa.
Com um simples desgaste pela face anterior consegue-se a retenção para colar pequenas facetas de Lítio ou de porcelana e o resultado é surpreendente. A sua durabilidade depende muito dos hábitos e vícios do paciente em causa.
Inlays – onlays – overlays
Devemos ainda considerar a possibilidade de fazer restaurações com porcelanas que tem por fim recuperar uma zona de dente cariada ou fraturada.
Coroas de Recobrimento Total
Vamos atender à necessidade de recobrir um dente cuja coroa se encontra danificada, mas que a raiz nos oferece uma boa sustentação para a coroa.
Este tipo de prótese fixa mais consistente que a anterior tem a ver com uma perda extensa ou quase total da coroa do dente. Assim conforme a situação a coroa poderá assentar sobre um coto do dente ou sobre um falso (feito em laboratório que reforçará a implantação da coroa).
PONTES COROAS CERAMICA
PONTES substituindo os dentes ausentes.
Este tipo de prótese é denominado Maryland e tendo várias condicionantes serve certas condições: espaços restritos e esforço mastigatório relativo.
PONTES DENTÁRIAS
Na ausência de um dente ou de vários dentes alternados, poderá ser considerada a possibilidade de ajustar coroas aos dentes que limitam o espaço e no total da peça ser incluídos o dente ou dentes faltantes.
Neste caso a opção poderia ter sido pontes sobre implantes, se os dentes presentes estivessem em bom estado ou íntegros. No caso de serem dentes com defeitos anatómicos ou de colocação e mesmo de coloração, optar por um recobrimento dos mesmos e servirem de suporte à ponte, será uma solução muito válida depois de uma avaliação muito cuidada.
Carga Imediata
É o tipo de prótese que se faz quando há necessidade de recuperar a estética de forma imediata e ela pode ser abordada após um estudo cuidadoso das condições da zona a reabilitar, com ajudas de diagnóstico complementar e ainda com uma abertura com o paciente que permita entender os motivos da perda e a necessidade de controlar hábitos e disfunções, para que o trabalho seja bem-sucedido, claramente que há necessidade de ajustar procedimentos.
A colocação dos implantes pode ser imediata à extração ou posterior. Por vezes há necessidade de reforçar a zona a implantar com osso que poderá ser autocne ou biológico ou mesmo a mistura dos dois.
Vantagens:
– São seguras e confortáveis
– São uma forma viável de reabilitação permitindo:
– Boa Estética
– Boa Funcionalidade
– Facilidade de adaptação
– Higiene adequada facilitada pela estrutura lisa e pouco retentiva.
– Reabilitação com coroas ou pontes implanto suportadas em Zircónio e Cerâmica). Estética perfeita durabilidade grande e funcionalidade adequada.